terça-feira, 11 de setembro de 2012

Perfil de Luizinho e Sueli


11/09/2012 - Perfil Luizinho e Sueli


Luisinho e Sueli, o 1° Casal da Roseira



Há nove anos o Pavilhão Oficial da ‘Sociedade Rosas de Ouro’ é conduzido com graça, leveza e grande segurança por Luizinho e Sueli. Conheça um pouco mais da vida de quem carrega o símbolo máximo da agremiação na busca da nota máxima. Ambos tem muitos pontos em comum, desde a preferência gastronômica por massa, a predileção pela cor Rosa e até o mesmo desfile é inesquecível é ‘Mar de Rosas’. Saiba um pouco mais da bailarina e do cabeleireiro que há quase uma década dividem as alegrias de desfilarem juntos em uma das mais tradicionais agremiações da cidade. Sueli é uma das mais queridas e admiradas Porta-Bandeiras de São Paulo, que além de postura exemplar sempre está com um sorriso estampado e vivencia o carnaval pelo amor de quem se dedica ao espetáculo e ao seu pavilhão de corpo e alma, assim como Luizinho que compartilha da mesma postura e são umas das poucas grandes unâmindades do carnaval, são nota 10 dentro e fora da passarela do samba!


 Perfil
Nome completo:
Sueli Aparecida Riça Costa
Luiz Antonio Butinhão Jr

Nome utilizado no carnaval: Sueli e Luizinho

Dia e mês do nascimento:
Sueli: 28 de junho
Luizinho: 20 de junho

Signo:
Sueli:
Câncer
Luizinho: Gêmeos

Formação acadêmica: Sueli - bailarina

Hobby: 
Sueli: caminhada e dança
Luizinho: dança

Cor preferida: Rosa, para ambos

Prato preferido: Massa, para ambos

Filme, Livro ou Programa de TV que mais gosta?
Sueli: filme: Momento de Decisão, livro: Poliana e programa de tv: jogos de futebol, ela é torcedora do Corinthians.
Luizinho: filme:  Amor Além da Vida e assistir na TV:  Programa do Jô

Ser Porta-Bandeira é...  
Sueli – Ser Porta-bandeira é a segunda maior emoção de sua vida. A primeira foi o nascimento de seus filhos gêmeos.

Ser Mestre-Sala é...  
Luizinho: Ser Mestre-sala é a razão da minha existência



Perfil do Casal de MS e PB da Sociedade Rosas de Ouro
Há quantos anos está no Carnaval, como e onde começou?
Sueli: começou a atuar em 1987, na Ala dos Boleiros da escola Camisa Verde e Branco. O enredo era Barra Funda, estação Primeira. Desfilei três anos nesta escola.
Luizinho: comecei há 16 anos na Sociedade Rosas de Ouro. Era Mestre-Sala Mirim do Projeto Social

Há quantos anos é Porta-Bandeira?
Sueli:  desde 1996, enredo Uma janela para o mundo.


Há quantos anos é a Primeiro Mestre-Sala?
Luizinho:
Sou primeiro Mestre-sala há nove anos


Há quantos anos na escola? Como Chegou?
Sueli: Cheguei em 1981 acompanhava o meu namorado na época, Osmar Costa, com quem me casei e hoje é diretor Musical da Rosas de Ouro.
Luizinho: Desde 1994, com o enredo Sapoti, quando desfilava na Ala das Crianças.

Qual o seu desfile de Carnaval inesquecível? Por quê?
Sueli:  O do enredo Mar de Rosas, porque foi o primeiro ano como Porta-Bandeira oficial. O desfile estava lindo e inesquecível. Outro detalhe, o samba de enredo é de autoria do seu marido – um show à parte.
Luizinho: O do enredo Mar de Rosas, porque foi o primeiro ano como Mestre-sala oficial



Tem outros parentes envolvidos no carnaval?
Sueli: Sim, toda sua família. A maioria dos amigos é do segmento carnaval.
Luizinho:  Meu pai era ritmista da bateria Rosas de Ouro. A maioria dos seus amigos também são do carnaval.



Qual a sua atividade profissional, paralela ao Carnaval?
Sueli:  Sou professora de Ballet Clássico. Também ensina casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. É instrutora da Associação de Mestres-sala, Porta-bandeiras e Estandartes do Estado de São Paulo (Amesp/Beesp).
Luizinho: Sou cabelereiro

Qual o momento mais marcante no Carnaval?
Sueli: Embora pareça negativo tenho uma recordação positiva deste momento. Em 2006, enredo: A Diáspora Africana. Um crime contra a Raça Humana, a Rosas de Ouro desfilou sob um vendaval. Devido ao esforço intenso a Porta-Bandeira estourou o tendão do seu braço direito em frente ao primeiro jurado. Bailou e dançou a avenida inteira, sem perder a elegância. Estava muito firme e confiança e levou a nota máxima.
Luizinho: compartilha o mesmo enredo, porque era o segundo ano do primeiro casal e o quesito alcançou a nota dez!



Qual a preparação que desenvolve ao longo do ano?
Sueli: pratico caminhada de 5 Km, vou à academia de ginástica e dança durante o ano inteiro. No dia do desfile fico hospedada num hotel próximo ao sambódromo. Chego cedo para repousar e fazer as minhas orações. Faço refeições leves. A maquiagem é feita cinco horas antes do desfile, ainda no hotel. Veste a fantasia completa na concentração e cerca de três horas antes para que tenha tempo hábil de retocar a maquiagem e aguardar o momento da concentração na apoteose.
Luizinho: Pratico natação ao longo de todo o ano.  Ao lado da minha Porta-Bandeira faço ensaios técnicos na quadra ao longo de todo o ano. Procuro mante uma alimentação  equilibrada, principalmente sem frituras e gorduras. No dia do desfile faço muitas orações. Tenho a facilidade para colocar sua fantasia e imediatamente passo a ajudar a Porta-Bandeira a se vestir. Aliás, Sueli deposita toda sua confiança em mim e na coordenadora Neusa para ajudá-la nas horas que antecedem o desfile, pois a fantasia é sempre grande e exige cuidados especiais para ser utilizada.

O que vocês sentem quando a sirene dispara e o portão aAbre? E depois que ele se fecha, qual o sentimento?
Sueli: normalmente fico tranquila até esse instante e depois a ansiedade domina até passar a faixa amarela. Comparo esse momento quando piso num palco, sou bailarina! .O primeiro passo é cheio de adrenalina e depois consigo relaxar. Na dispersão continua a dança mesmo após a faixa amarela para manter a sensação de firmeza. Este é o instante em que o casal tradicionalmente se apresenta para a Presidente e a Comissão de Frente da ‘Rosas de Ouro’.
Luizinho: Sinto muita responsabilidade para executar o trabalho. Fica focado o tempo inteiro, mas quando o portão fecha me sinto exaurido e com vontade de me deitar no chão, ali mesmo!
A nota de MS e PB é dividida apenas entre duas pessoas, gerando um grande peso e responsabilidade para duas pessoas apenas. Como trabalham com essa responsabilidade e cobrança?
Sueli e Luisinho: Como se fosse o início de uma nova etapa. Temos total entendimento da responsabilidade de ostentar o pavilhão, e ficamos seguros pela confiança que a diretoria e  comunidade nos depositam.



O Casal de MS e PB nas mídias sociais:
Facebook:
Sueli Aparecida Riça Costa https://www.facebook.com/sueli.aparecidaricacosta
Facebook:
Luiz Butinhão - https://www.facebook.com/luiz.butinhao

Um comentário: