terça-feira, 31 de julho de 2012

Sinopse da Morro da Casa Verde


“ECOOU NO MORRO... É FESTA NO GRITO DA LIBERDADE!”



ECOOU NO MORRO... É FESTA NO GRITO DA LIBERDADE!


INTRODUÇÃO

 Para o Carnaval 2013 o Morro da Casa Verde tem como tema Ecoou no Morro... É Festa no Grito da Liberdade!

No Enredo, a Escola selecionou momentos marcantes de Liberdade na história.

Setor 1 – Viva à Liberdade!


Após Grandes Lutas, iniciamos nosso enredo com a batalha pela Independência do Brasil. "Dia do Fico".
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.

"O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência. O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.



Festa da Abolição

 No dia 13 de maio de 1888, mais da metade do Brasil estava comemorando. A princesa Isabel assinou a Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil.

"Áurea" quer dizer de ouro, e, a expressão refere-se ao carácter glorioso da Lei que extinguiu essa forma desumana de exploração de trabalho. A partir desse momento, os negros puderam festejar e deram seus gritos de liberdade. Foi o momento em que todo abolicionista assumiu sua linda camélia branca no peito, a flor símbolo da Abolição. Na época da escravatura a Lei não permitia que ninguém desse abrigo para os escravos fugitivos e quem os abrigasse pagava pesadas multas. Evidente que os abolicionistas tinham que andar de "bocas fechadas" e guardavam segredos sobre os esconderijos "quilombos" dos escravos que conseguiam fugir. E o que fizeram para se identificarem? Usavam na lapela uma camélia branca.

A camélia então era o logo dos abolicionistas, a senha que os identificava. Ter uma camélia branca na lapela era sinal de ajuda e compromisso com a causa.

Apesar de toda felicidade que a Lei possibilitou, após a Abolição a vida dos negros brasileiros continuou muito difícil. O Estado brasileiro não se preocupou em oferecer condições para que os “ex escravos’’ pudessem ser integrados ao trabalho formal e assalariado.

Muitos setores da elite brasileira continuaram com o preconceito. Prova disso, foi a preferência pela mão de obra europeia que aumentou muito no Brasil após a abolição. Portanto, a maioria dos negros encontrou grandes dificuldades para conseguir empregos e manter uma vida com o mínimo de condições necessárias, principalmente, moradia e educação.
Enfim, nem tudo são flores, após 124 anos da sansão da Lei Áurea, os negros ainda lutam pelos seus espaços e liberdade em vários segmentos... Por exemplo, na educação o negro conquistou seu espaço e, atualmente, nas universidades brasileiras, há cotas afros para garantir formação e respeito. Um exemplo da luta e o rompimento do preconceito no mundo foi a ascensão de Barack Obama a Presidência dos Estados Unidos, país de referência Mundial.



Setor 2


Um Voo de Liberdade em Verde e Amarelo

Liberdade em verde a amarelo: Foram as próprias dificuldades teóricas inerentes ao conceito de liberdade que levaram às ciências humanas e sociais a preferirem o termo plural e concreto "liberdades". Ao ideal absoluto "liberdade". Assim deixando de lado a discussão especificamente filosófica e psicológica, considera-se cada vez mais, a liberdade como soma de diversas liberdades específicas.

Fala-se corretamente em liberdades; na política podemos ressaltar e lembrar grandes momentos em prol da liberdade, as "Diretas Já" um movimento que impulsionou contra a ditadura a liberdade do voto secreto e opção de escolha dos eleitores, os "Caras-Pintadas" um movimento estudantil que contra a corrupção motivou o "impeachment" do Presidente vigente da década de 90, o "Feminismo" - que iniciou com a luta para inserção da mulher para formação profissional até a eleição da primeira Mulher Presidente da República do Brasil, a Liberdade de Imprensa, Liberdade Literária - tanto na criação quanto na interpretação, Liberdade das Redes Sociais - a internet hoje é um meio de comunicação livre para denunciar e expor opiniões; Liberdade de Culto- atualmente vivemos em país onde todos podem expressar sua religiosidade, seja ele: umbandista, espírita, evangélico, exotérico, católico, etc... Enfim, estamos todos no mesmo caldeirão e exercitando a mesma coisa, a fé.

Outro direito de liberdade conquistada no Brasil depois de muita luta é o da Homossexualidade, o Direito LGBT.

Atualmente, o Brasil tem a maior manifestação pública do mundo. A Parada em prol dos Direitos LGBT, realizada no mês de Junho em São Paulo. O Reconhecimento legal e judicial de direitos LGBT no Brasil tem avançado desde o fim da ditadura militar em 1985. Entre as reivindicações quanto aos Direitos LGBT, pode-se citar o reconhecimento das uniões homo-afetivas, conquistas de Direitos previdenciários, combate a discriminação, à adoção e o reconhecimento jurídico de mudança de sexo.


ATENÇÃO:
SENHORES COMPOSITORES, SIGAM O CRONOGRAMA DO DESFILE PARA QUE HAJA COERÊNCIA COM A MONTAGEM FINAL DO ENREDO!

Cronograma do Desfile

Setor 1 – Viva à Liberdade!



Comissão de Frente

1ª ala: Dia do Fico

Primeiro Carro (Abre-alas) – Tributo ao Grito da Independência do Brasil!



2ª ala- Festa no Grito da Liberdade

1º Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira
    
 * Entrada da Bateria ( Arco-íris)

3ª ala - Camélias Brancas - A flor símbolo da Abolição

4ª ala - Formação e REspeito para o Negro (Direito Adquirido)

5ª ala - Tributo a Barack Obama ( Primeiro negro Presidente dos Estados Unidos)



Setor 2 - Um Voo de Liberdade em Verde e Amarelo

6ª ala - Diretas Já

Segundo Carro - Liberdade em Verde-Amarelo e Azul Anil

7ª ala - Caras Pintadas

8ª ala - Salve Dilma, Primeira mulher Presidente (Baianas)

9ª ala - Liberdade de Imprensa

10ª ala - Literatura - liberdade de criação e interpretação



*2º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira

 11ª ala- Internet

12ª ala - Católicos


Terceiro Carro Liberdade de Culto


13ª ala - Espíritas

14ª ala Evangélicos



Terceiro Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira


15ª ala Budistas

16ª Umbandistas (Umbanda)

17ª ala - Cidadania LGBT

18ª ala Arco-íris (Bateria)


Quarto Carro - Orgulho LGBT


REGULAMENTO DO CONCURSO DE SAMBA ENREDO CARNAVAL 2013 DA SOCIEDADE CARNAVALESCA MORRO DA CASA VERDE

01) ENTREGA DA SINOPSE A PARTIR DO DIA 17 DE JULHO DE 2012, NA SEDE DA ESCOLA.

02) DATA DE ENTREGA DOS SAMBAS – ENREDO CONCORRENTE SERÁ ATÉ O DIA 11 DE SETEMBRO DE 2012, NA SEDE, CONTENDO UM “CD” GRAVADO COM O SAMBA – ENREDO E 20 CÓPIAS DA LETRA DO SAMBA SENDO FIEL AO AUDIO GRAVADO.

IMPORTANTE:
TOLERÂNCIA DA ENTREGA DO “CD” E CÓPIA DAS LETRAS DO SAMBA, SOMENTE POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR COMPROVADA.

ENTREGA DO SAMBA ENREDO:

É OBRIGATORIO A ENTREGA EM FORMATO DE CD DE ÁUDIO, NÃO SENDO ACEITO QUALQUER OUTRO TIPO E SERÁ OBRIGATÓRIA A AUDIÇÃO DO SAMBA – ENREDO NO ATO DA ENTREGA. (OBS.: EVITAR CDS NÃO GRAVADOS).

03) SERÃO CONSIDERADOS EFETIVOS DA ALA, OS COMPOSITORES QUE CHEGAREM A FINAL DO CONCURSO.

04) O COMPOSITOR QUE ALTERAR A LETRA DO SAMBA E A MELODIA, APÓS A INSCRIÇÃO, SERÁ JULGADO PELOS SEGMENTOS DA ESCOLA NOMEADO PELA PRESIDENTE.

05) UTILIZAREMOS OS SEGUINTES CRITÉRIOS DE JULGAMENTO PARA ESCOLHA DO SAMBA -ENREDO;

LETRA – A letra do Samba – Enredo deverá relatar especificamente o Enredo constantes na sinopse, letra clara, objetiva e precisa, história com introdução, desenvolvimento e conclusão;

MELODIA – O Samba deverá ter sucessão de tal maneira que apresente um sentido musical capaz de agradar ao ouvido, bem como, contenha movimentos simétricos que determina o ritmo, riqueza poética, beleza e bom gosto;

HARMONIA – EMPOLGAÇÃO: Neste item, deverá ser levada em conta, a união da letra com a melodia e o arrebatamento que o samba possa provocar no público por ocasião de sua apresentação, harmonia musical facilitando o canto e a dança dos desfilantes

06) A ESCOLHA DO SAMBA – ENREDO SERÁ FEITA PELOS SEGMENTOS DA ESCOLA, NOMEADA PELO PRESIDENTE DA ESCOLA.

07) A CRITÉRIO E RESPONSABILIDADE DOS SEGMENTOS DA ESCOLA, NOMEADA PELA PRESIDENTE DA ESCOLA, PODERÃO OCORRER ESCOLHA DE UM OU MAIS SAMBAS – ENREDO, QUE APÓS A ESCOLHA PERTENCERÁ A ESCOLA. ALTERAÇÕES SERÃO EM COMUM ACORDO COM OS COMPOSITORES VENCEDORES.

08) QUALQUER DECISÃO OU MUDANÇA DO REGULAMENTO SERÁ DECIDIDA PELOS SEGMENTOS DA ESCOLA, NOMEADO PELA PRESIDENTE DA ESCOLA E REPASSADA AOS COMPOSITORES.

09) O RESULTADO DO SAMBA – ENREDO VENCEDOR SERÁ ANUANCIADO PELA PRESIDENTE DA ESCOLA.

10) AMIGOS COMPOSITORES, NÃO DEIXEM QUE A GANÂNCIA E O EGO ATRAPALHEM A SUA DIVINA INSPIRAÇÃO, NOSSA ESCOLA PRECISA DE UM GRANDE SAMBA, AO COMPOR O SAMBA FAÇA-O COM AMOR.

11) SOLICITAMOS A TODOS CONCORRENTES A GENTILEZA DE SEGUIREM COM A MAIOR FIDELIDADE POSSÍVEL O ROTEIRO DE DESFILE IDEALIZADO PELO CARNAVALESCO.

12) NO DIA 07/08/2012 , as 20:00 HORAS O CARNAVALESCO REALIZARÁ UMA PALESTRA DE EXPLANAÇÃO DO ENREDO PARA OS SEGMENTOS DA ESCOLA E ESPECIALMENTE AOS COMPOSITORES INTERESSADOS.

DESDE JÁ, A DIRETORIA DESEJA A TODOS BOA SORTE!
MAIORES INFORMAÇÕES – FONE: 3965.8964 MORRO DA CASA VERDE OU BABÚ ENERGIA CARNAVALEsCO 7824.2727

Nenhum comentário:

Postar um comentário