segunda-feira, 11 de junho de 2012

Nenê cantará a igualdade em 2013




Nenê de Vila Matilde lança enredo sobre igualdade ao som de Olodum

“Da Revolta dos Búzios a atualidade. Nenê canta a igualdade”


A escola de samba Nenê de Vila Matilde realizou uma grande festa para celebrar o lançamento do enredo de 2013. Cerca de 3 mil pessoas estiveram na quadra da agremiação para conferir o tema do próximo ano, que falará sobre igualdade a partir do movimento popular Revolta dos Búzios.

A festa contou com a participação da banda Olodum e da bateria de Bamba, nota 10 da escola, além de uma belíssima apresentação coordenada pelo Diretor Artístico Márcio Telles e do som do Grupo Batucando.

Liderada por quatro mártires negros, a Revolta Búzios, também conhecida como Conjuração Baiana, foi um movimento popular em prol da abolição da escravatura e da emancipação da colônia. Para recontar esta história na avenida, a Nenê terá a parceria indispensável do Governo do Estado da Bahia e a banda Olodum, além do apoio cultural da Faculdade da Vila Matilde.

A partir da escolha de enredo, a escola pretende unir um grupo forte de instituições e pessoas que apoiem a luta pela igualdade, como conta o Diretor de Marketing da Nenê, Renato Gameleira. “Com a parceria com o Olodum, a Nenê de Vila Matilde andará a passos largos. Temos contato direto com uma classe ascendente e consumista, uma vez que a zona leste conta hoje com mais de 4 milhões de habitantes. A Nenê é uma das poucas instituições que podem gerar venda de produtos de consumo em escala, além de formar opinião e conceito. As nossas portas estão abertas, temos possibilidades de criar projetos, inovar marcas e renovar produtos”, afirmou.

Com a promessa de avançar ‘dez anos em um’, o presidente da agremiação, Rinaldo Andrade (Mantega), exaltou as melhorias realizadas na quadra da escola. “Todas as mudanças que temos feito para melhorar a estrutura da escola são fruto do trabalho da diretoria, mas principalmente da comunidade. São pessoas que vieram aqui durante a semana inteira para varrer, pintar e consertar mesmo debaixo de chuva, tudo para deixar esta festa maravilhosa”, conta.

O lançamento do enredo e a entrega da sinopse aos compositores marca o início dos trabalhos rumo ao próximo Carnaval. A celebração foi marcada pela coroação da rainha de bateria Débora Caetano, que agradeceu a oportunidade de representar a escola por mais um ano.

Entre os convidados especiais estiveram o cartunista e Diretor da Revista Raça, Maurício Pestana, Elias Sampaio, Secretário da Igualdade Racial do Estado da Bahia, Thiago Pêgas, Diretor Presidente da Faculdade da Vila Matilde, Flávio Carrança, Presidente da COJIRA - Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, e a modelo Adriana Bombom, que será diva da bateria da Nenê.

Promovendo a igualdade em todos os âmbitos

Os diretores da escola também estiveram presentes na Parada do Orgulho LGBT, manifestação que luta pelos direitos civis da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Segundo Márcio Telles, Diretor Artístico da Nenê, a partir do lançamento do enredo voltado à luta pela igualdade, a escola estará presente nos principais eventos voltados a diversidade.

Componentes da escola estiveram no camarote do Prefeito a convite da Coordenadoria da Juventude e Assuntos da Diversidade Sexual (CADS) e desfilaram e um dos trios elétricos a convite do coordenador Devanir Cavalcante de Lima. O objetivo da escola será dar visibilidade às demandas pelo combate à IGUALDADE, que pautam eventos por todo o Brasil e fazer valer a escolha de seu enredo para 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário