sexta-feira, 6 de abril de 2012

50 anos de Morro da Casa Verde

A Morro da Casa Verde foi fundada em 6 de abril de 1962, nesta sexta-feira completa 50 anos. A Morro é uma das escolas mais antigas e tradicionais da cidade. Veja a história oficial que está no seu site:

50 anos de Morro da Casa Verde 


História


A escola, na verdade, é uma dissidência da Unidos da Casa Verde, que deixou de existir em 1963. A Morro da Casa Verde iniciou sua vida na Passarela no final dos anos 60, fundada pelo Sr. Zezinho de Nazaret, o Zé do Banjo, um dos sambistas mais respeitados nas rodas de samba de São Paulo.
Na década de 1970, oscilou entre os grupos I e II. Nos anos 80 entre os grupos II e III. Nos anos 90, com a morte de Zezinho do Banjo (91), sua filha Laurinete Nazaré da Silva (Dona Guga) assumiu a presidência, com o auxílio de filhos e netos e a escola começa por transformações mas dentro dos princípios que o Sr.Zé do Banjo ensinou, passando a desfilar nos grupos II e I, chegando em 2000 ao grupo especial com o vice-campeonato no Grupo 1 de 1999.
Um fato que marcou muito aconteceu no ano de 1986, quando faltava uma semana para o carnaval e a escola realizava seu último ensaio antes do desfile. A Comissão de Frente era chefiada pela mãe de Dona Guga que estava doente e pediu para ver o ensaio. Claro que foi atendida, mas durante o ensaio, emocionou-se muito, não suportou e faleceu. A história da escola, que é também uma escola dirigida por gerações de uma mesma família, a exemplo da Nenê de Vila Matilde e Leandro de Itaquera, teve momentos marcantes.
Não fosse a teimosia e a garra de Dona Guga, uma das fundadoras da escola, talvez hoje a Morro da Casa Verde não estivesse desfilando nas passarelas do samba, já que chegou a ser ameaçada de extinção.
Antes de 2000 a morro participou do desfile principal em 1972 e de 1974 a 1977. Outras grandes personalidades da escola são os compositores Zeca da Casa Verde, que também fez parte da Rosas de Ouro, Talismã, do Camisa Verde e Branco e Nelson Dalla Rosa, um dos autores do samba da Estação Primeira de Mangueira campeã de 1998.
As cores da escola foram escolhidas pelo seu fundador, Sr. Zézinho do Banjo. Ele era mangueirense e resolveu homenagear sua escola de coração, daí a origem das cores verde e rosa. O nome da escola, Morro da Casa Verde, se deve ao fato de, na época da fundação, no local onde ela nasceu, havia uma ponte de madeira e ao chegar na ponte, só existia uma casinha, bem no “morro de cor verde”. Da mesma origem é a ideia do emblema da escola.



Foto: Dona Guga presidente da escola

Fonte: Site da Morro da Morro Casa Verde II - http://morrodacasaverde.com.br/historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário