domingo, 15 de janeiro de 2012

Vai-Vai homenageia mulheres em desfile que busca bicampeonato


Escola fará referência a personalidades que marcaram história do país. Imperatriz Leopoldina, princesa Isabel e presidente Dilma estão entre elas.


Do G1 SP


Em 2011, a Vai-Vai fez homenagem ao maestro João Carlos Martins (Foto: Raul Zito/G1)

Em busca do bicampeonato, a Vai-Vai aposta em um desfile sobre o universo feminino e a contribuição que as mulheres deram para o progresso do Brasil. Com o enredo "Mulheres que Brilham - a força feminina no progresso social e cultural do país", a escola fará referência a personalidades oriundas de várias classes sociais e que marcaram a história.

O diretor-geral de Carnaval da Vai-Vai, Lourival Almeida Campos, que está na função desde 2007, afirma que o desfile será cheio de brilho e quer emocionar o público. “A escola repete um pouco a fórmula do ano passado com ênfase em um quesito intangível, que é a emoção. Tudo é programado para tocar o coração de quem estiver acompanhando o desfile no Anhembi ou pela TV”, afirma.

A longa lista de homenageadas começa com imperatriz Leopoldina, mulher de Dom Pedro I, e a marquesa de Santos, a célebre amante do monarca, sob a ótica de quem a agremiação revisita a história no país na época do Brasil Império.

No carro que evoca os quilombos, onde se refugiavam negros escravos que fugiam de seus proprietários, uma das figuras femininas lembradas será a princesa Isabel, que assinou a lei que colocava fim à escravidão.

A agremiação dedica um carro às divas brasileiras, que encantaram pelo talento, e encerra o desfile com um carro que evoca “O grande lar brasileiro”, homenageando as mulheres que desempenham as mais diversas funções. Entre personalidades lembradas estará a presidente Dilma Rousseff.

Neste ano, a Vai-Vai vai desfilar durante a noite. “Tivemos toda uma preocupação com a iluminação e com o brilho, que vão ser marcas registradas deste Carnaval. Será um desfile muito colorido, com adereços requintados”, afirma o diretor-geral de Carnaval da Vai-Vai.

O samba-enredo que vai embalar os cerca de 4 mil foliões é de autoria de Zeca do Cavaco, Ronaldinho FQ, Afonsinho BV, Valter Camargo e Evaldo "Sean". Confira a letra do samba:

Bixiga é alegria, é bom brilhar
Gira a porta bandeira
Rodam minhas baianas
Vem que o show vai começar

A mão de deus abençoou o meu cantar
Fonte de inspiração
A essência de Adão
Luz para o meu caminhar
A duras penas prosseguiu a lutar
Na graça da índia faceira
Com a força da negra guerreira
A realeza de grande brio
Aos olhos do regente do Brasil

Ora ie ieo mamãe oxum
Liberdade!
Quilombolas
Um sonho que virou realidade (ora ie ieo)

E hoje, tão linda e tão bela
Toda passarela a te exaltar
És música, poema
Arte a me fascinar
Te vejo nas ruas
Nos bares, esquinas
És como as estrelas bordando o luar
1001 faces no mundo a brilhar

Senhora da vida
Guerreiras na lida
Hoje és presidente e me rendo a teus pés
Pra sempre te amarei “mulher”

Nenhum comentário:

Postar um comentário