quinta-feira, 15 de setembro de 2011

G1 noticia a seleção de jurados para o Carnaval 2012


15/09/2011 13h57 - Atualizado em 15/09/2011 14h01

Liga anuncia concurso para jurado e 

mudança em notas do carnaval de SP


Jurados serão selecionados a partir de prova e aulas.
Notas passarão a ser decimais, como no carnaval carioca.

Do G1 SP
O presidente da Liga anunciou o concurso público nesta quinta (Foto: Clara Velasco/G1)Presidente da Liga anunciou concurso público para
escolha de jurados (Foto: Clara Velasco/G1)
Os jurados do carnaval 2012 de São Paulo serão selecionados através de um concurso público e de um curso de capacitação. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (15) pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. Além da prova, o presidente da Liga, Paulo Sérgio Ferreira, informou que haverá mudança no sistema de notas dos jurados, que passarão a ser decimais, como já acontece no carnaval do Rio de Janeiro. Até este ano, a nota mínima de falta era de 0,25. A partir de 2012, poderá ser decimal (0,1).
Seleção de jurados
Segundo Ferreira, o concurso vai ser feito para garantir a qualificação e o grau de conhecimento em carnaval do júri. De acordo com ele, os atuais jurados também terão que fazer o curso de capacitação e passar pela seleção. “Nenhum julgador atual será descartado, mas eles também vão participar da qualificação”, disse. Os escolhidos terão um contrato de pelo menos três anos com a Liga e o curso deverá ser feito anualmente para ajudar a manter a qualidade dos jurados, segundo Ferreira.
As inscrições para o concurso público foram abertas nesta quinta e poderão ser feitas até o dia 15 de outubro no site da Liga. O curso será ministrado entre dezembro e janeiro.
O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira será uma prova escrita, feita nos dias 5, 19 e 26 de novembro na sede da São Paulo Turismo (SPTuris), e terá 20 questões de conhecimentos gerais e específicos de cada módulo - dança, música ou visual. Os aprovados nesta etapa inicial participam do curso de formação de jurados, que pretende capacitar os pré-selecionados na área que escolheram. Após o curso, os jurados serão escolhidos a partir de suas habilidades e aprendizagem durante as aulas. São 45 vagas - mais nove de reserva.
Integrantes da Liga e presidentes das escolas de samba participaram de anúncio (Foto: Clara Velasco/G1)Anúncio foi feito na sede da Liga, na Zona Norte
de SP (Foto: Clara Velasco/G1)
Homens e mulheres com idade entre 25 e 65 anos, residentes no estado de São Paulo, poderão participar da seleção. Eles devem ter nível de formação técnico ou superior completos, de acordo com o módulo que escolher fazer. A taxa de inscrição é de R$ 70. O curso é gratuito.
Mudança de nota
Paulo Sério Ferreira também anunciou a mudança na forma como as notas são atribuídas. Até este ano, a nota mínima de falta era de 0,25, mas a partir de 2012 será decimal, como já ocorre no carnaval carioca. Segundo ele, esta medida deve ajudar na diferenciação de faltas moderadas, graves e gravíssimas, já que antes multas de diferentes gravidades tinham desconto igual, de 0,25. Segundo Ferreira, a decisão foi tomado após constantes pedidos das próprias escolas de samba que se sentiam prejudicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário