quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pérola homenageia Itanhaém em 2012 - Liga Independente das Escolas de Samba - SP


30/06/2011 - Pérola homenageia Itanhaém em 2012

Escola de samba Perola Negra homenageará Itanhaém

e terá conscientização ecológica

Em 2012, quando completará 480 anos de fundação, Itanhaém receberá uma homenagem em forma de samba ecologicamente correto. A cidade e sua rica história serão tema do enredo da Escola de Samba Pérola Negra, que por sua vez fará o cálculo de emissão de carbono proporcionado pelo seu desfile de carnaval em 2012, visando compensar com o plantio de mudas de árvores na cidade litorânea. A iniciativa de compensar ambientalmente a realização do evento é inédita na história do carnaval paulista. Outras ações, como o uso de material reciclável, já foram implementadas pela escola em 2008.

A tradição da segunda cidade mais antiga do País será levada para a passarela do samba à milhões de espectadores através da televisão em horário nobre do carnaval, uma vez que a agremiação será a segunda a entrar no desfile do dia 18 de fevereiro (sábado) por volta da meia-noite. A sinopse do enredo “A Pedra que Canta Também Samba - Itanhaém, hoje a Pérola é você”, já pode ser visto com destaque no site oficial da escola de samba na internet (www.gresperolanegra.com.br).

O prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssell destacou que a presença de Itanhaém no desfile servirá como uma vitrine para o mundo. “O evento do carnaval é transmitido para todo o país e para o exterior. Acaba sendo um ótimo veículo de divulgação para a Cidade, com repercussão internacional”.
A compensação ambiental será fruto de uma parceria da agremiação com a BRF Consultoria e a Prefeitura. Será baseada no que for consumido de energia no evento, e se reverterá no plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.


Na prática, será calculada a quantidade de carbono emitido pela escola e pelos seus integrantes no dia do desfile da escola Perola Negra. Todos os componentes receberão um formulário simples para definir a pegada de carbono de cada um para o evento. Cada componente descreverá seu meio de transporte, distância percorrida e quantidade de integrantes da escola em seu carro ou ônibus. Será calculado também a informação dos integrantes que utilizarem avião como meio de transporte.

Por sua vez, a escola calculará quantidades de energia gasta no Anhembi durante sua 1 hora e 5 minutos de desfile, e também a de combustível dos geradores, transporte de material e carros alegóricos ao sambódromo, entre outros cálculos aprovados de conforme metodologia para inventario de emissões GHG. A BRF Consultoria vai doar o projeto com o calculo exato de carbono. E a Prefeitura, juntamente com a Escola Perola Negra, vão plantar mudas de árvores em Itanhaém para neutralizar o carbono emitido pelo desfile. “Este será o primeiro desfile de carnaval carbono zero da historia do Brasil”, disse o prefeito Forssell.

O presidente da Escola Pérola Negra, Edílson Casal, ressaltou que a história do Município terá sua tradição como destaque. “Serão completados 480 anos de história, que por si só já justificariam tal homenagem. Para nós, é uma honra poder presentear a cidade em um ano tão especial”.

Fonte: Assessoria de Imprensa GRES Pérola Negra


Pérola homenageia Itanhaém em 2012 - Liga Independente das Escolas de Samba - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário