sexta-feira, 20 de maio de 2011

Enredos do Carnaval 2012


 Temas de Enredos para 2012 

GRUPO ESPECIAL

    Vai-Vai: 
'Mulheres que brilham' 
  • Mocidade Alegre: Ojuobá - No Céu, os Olhos do Rei... Na Terra, a Morada dos Milagres... No Coração, Um Obá Muito Amado! - Baseado no livro "Tenda dos Milagres" de Jorge Amado.

   Mancha Verde: 
"Pelas Mãos do Mensageiro do Axé, A Lição de Odú Obará: A Humildade"


   Águia de Ouro: Tropicalismo - o movimento que não acabou

   Camisa Verde: 'É o Amor'


   Acadêmicos do Tucuruvi: "O esplendor da África no reinado da folia"

GRUPO DE ACESSO

Unidos do Peruche: Vamos fugir do Juizo Final - ainda há tempo. Vamos ter Juízo Afinal”

São Lucas: “Do Rock ao Samba Raul um maluco beleza”

Imperador do Ipiranga: '"Tente alcançar a lua...Que no mínimo alcançará as Estrelas..."


Nenê de Vila Matilde: "Xica convida.... no palácio da Nenê, a festa é para você"
Agendados
·  Tom Maior: anuncia enredo em junho
·  Estrela do 3º Milênio: anuncia enredo dia 28 de maio
·  Rosas de Ouro: anuncia enredo dia 3 de junho
 ·  X-9 Paulistana: anuncia enredo em junho

Sinopses


Mancha Verde:  Pelas mãos do mensageiro do Axé a lição de Odú Obará:
 A Humildade”

O enredo nos conta, através de ensinamentos dos Orixás, o despertar do homem para as coisas ruins que acontecem no mundo. O Homem, personificado em um Babalorixá e através de sua fé nos búzios, recebe Orixá Mensageiro – Exu, ensinamentos que o faça entender os motivos de tantas coisas ruins estarem se passando. São reveladoras lições sobre humildade e sobre o amor com o qual Olorum criou o mundo e presenteou a humanidade com elementos naturais e forças representados pelos Orixás. Essas lições fazem com que o homem tome consciência de seus erros, se arrependa e aceite a missão de se tornar o mensageiro do Axé, que levará a todos os cantos a mensagem de que a prosperidade provém da humildade.


Mocidade Alegre: “Ojuobá – No Céu, os Olhos do Rei... Na Terra, a Morada dos Milagres... No Coração, Um Obá Muito Amado”




O enredo, de estilos afro e literário, é baseado no livro “Tenda dos Milagres”, uma das mais conhecidas obras do escritor Jorge Amado, que completaria cem anos de vida em 2012.
Publicado em 1969, o romance é um grito de justiça social e de igualdade contra o preconceito racial e religioso. O livro, como quase todas as obras deste gênio da literatura brasileira, faz do povo da Bahia o seu grande personagem, com sua sensualidade, seu misticismo e seus heróis populares. As festas, a capoeira, o candomblé e os tipos folclóricos das ladeiras de Salvador também estão presentes em “Tenda dos Milagres”.
Jorge Amado foi quem melhor contou as histórias do povo negro da Bahia através de seus inesquecíveis personagens liberários e místicos, como Pedro Archanjo, mulato e capoeirista, apresentado no livro como Ojuobá – Os “Olhos de Xangô”. A Mocidade Alegre evoca Xangô, que foi rei de Oyó e sagrou-se o orixá da justiça! Rufem os tambores... Kawó Kabesielé!
Axé!




"O esplendor da África no reinado da folia" é o enredo da Acadêmicos do Tucuruvi para o Carnaval 2012


A Acadêmicos do Tucuruvi fará uma reverência aos povos primitivos africanos, segundo o carnavalesco Wagner Santos o enredo terá a África como protagonista. “Vamos voltar a um passado recente de liberdade, prosperidade e glória. Uma época de respeito à vida e à natureza”, adiantou. Segundo ele, a ideia é mostrar “uma África que se desenvolveu, reluziu sob os reflexos do Sol através do brilho dos diamantes e do ouro abundante em suas terras. Seu chão revelando a diversidade cultural e toda a exuberância de sua fauna e flora”, afirmou.

“Nós, da Acadêmicos do Tucuruvi, agradecemos por tudo que recebemos de nossos irmãos africanos”, afirmou o carnavalesco, que concluiu: “Se hoje temos o maior Carnaval do mundo é graças às tradições trazidas e preservadas pelos afro-descendentes. Vamos apresentar a você sambista o esplendor de uma civilização que o mundo não viu.”

Fonte: Assessoria de Imprensa - Acadêmicos do Tucuruvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário