terça-feira, 1 de março de 2011

Enredo: Tom Maior


10/02/2011 07h17 - Atualizado em 16/02/2011 18h04

Tom Maior leva cidade do ABC paulista para o Sambódromo

São Bernardo do Campo será homenageada na avenida.
Diretoria e carnavalesco esperam Lula no último carro da escola.

Rafael ItalianiDo G1, em São Paulo
A cidade de São Bernardo do Campo, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, será mostrada como um recanto natural em um enredo lúdico que enfatiza os cuidados com a natureza, no desfile da Tom Maior. A escola pode contar com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como destaque no carro que fecha o desfile do enredo "Salve Salve São Bernardo, pedaço do meu Brasil - Terra Mãe dos Paulistas".
Frango com polenta é uma das tradições da cidade (Foto: Rafael Italiani/G1)Frango com polenta é uma das tradições da cidade (Foto: Rafael Italiani/G1)
A agremiação é a segunda a entrar na avenida no primeiro dia do carnaval paulistano, por volta da 0h10. A escola conta com 5 carros-alegóricos e 3.100 componentes em suas 23 alas. O primeiro setor da escola traz a trilha que os primeiros colonizadores do Brasil usaram para vencer a Serra do Mar. As alas serão compostas por colonizadores, catequizadores e índios.
O enredo está sob a responsabilidade do carnavalesco Chico Spinosa. Para o carro que fecha o terceiro setor da escola, Spinosa irá usar painéis de LED para mostrar a atual situação de um dos recantos naturais da cidade.
“Os telões vão mostrar a degradação da represa Billings, que além de fornecer água para a região, já foi fonte de vida para índios e colonizadores e hoje recebe pessoas interessadas em praticar esportes aquáticos”, afirma.
Uma das intenções do enredo é trazer para o Anhembi a última safra dos cruzados, cavaleiros da Idade Média que tinham como missão levar os ideais cristãos ao oriente médio. Segundo Spinosa, isso será enfatizado por Jairo e Simone, primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Tom Maior. Um pouco antes, no primeiro setor, a alegoria de uma índia vai segurar uma rede cheia de lixo e outros dejetos que são jogados na represa.
O carnavalesco também conta que uma das intenções da Tom Maior é trazer a educação ambiental para a avenida. A escola também enfatiza a Vera Cruz, companhia cinematográfica fundada em São Bernardo em 1949, a curiosa rota dos restaurantes especializados em frango com polenta além da indústria moveleira.
Coração de carro que deve ter a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Rafael Italiani/G1)Coração de carro que deve ter a presença do
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
(Foto: Rafael Italiani/G1)
O carro que fecha o carnaval da Tom Maior traz a cidade como o pólo da indústria automotiva. Spinosa promete um carro cheio de movimentos, como se fosse a linha de montagem de uma fábrica. É justamente neste carro que o carnavalesco espera a presença de Lula. “Ele nasceu no Nordeste, mas foi lá que ele se firmou como um líder sindical e se tornou o que é”, afirma Spinosa, que diz esperar a presença do ex-presidente por acreditar que ele é um homem “extrovertido e que gosta de Carnaval”.
A alegoria também conta com um coração mecanizado, fazendo uma alusão ao hino da cidade e também ao samba-enredo da escola, que tem como intérpretes Rene Sobral e Maradona. Os 260 componentes da bateria serão comandados pelo mestre Carlos Alves, que tem Andréia Gomes como rainha e Adriana Bombom como madrinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário