quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Parabéns, Peruche! 55 anos de glórias!!

G.R.CE.S Unidos do Peruche é uma das mais tradicionais escola de samba da cidade de São Paulo, criada na década de 50, a partir de um grupo de amigos que participavam da escola de samba Lavapés. Peruche, a "filial do samba", possui em seu pavilhão as mesmas cores da bandeira do Brasil.
A Peruche tornou-se vice-campeã de 1968 à 1971 e também em 1989 e 1990. Mas um dos desfiles que mais marcaram a escola foi o de 1988, quando a escola, numa apresentação luxuosa com carros alegóricos gigantescos para os padrões paulistanos da época, contou com dois grandes intérpretes puxando seu samba: Jamelão e Eliana de Lima.
Entre os fundadores da Peruche estavam João Cândido da Silva, conhecido como Cachimbo e Carlos Alberto Caetano, conhecido como Carlão, que junto com alguns amigos sambistas, decidiram fundar um bloco de foliões no Parque Peruche. Surge então a Sociedade Esportiva Recreativa Beneficente Unidos do Parque Peruche, que possuía de início uma quadra para realização de seus ensaios no local chamado "Terreio do Caqui". Nessa época, muitos sambistas da região desfilavam também em outras escolas cordões, tais como Rosas Negras, Garotos do Itaim, Campos Elíseos e Paulistano da Glória.
Os times de futebol da região como o Monte Azul, Ponte Preta do Morro e Estrela do Sul, ajudavam a escola emprestando seus instrumentos. Mesmo assim, eram insuficientes para o tamanho da Peruche, que crescia cada vez mais. A Peruche começou a desfilar pela Categoria II(atual Grupo de Acesso), tendo aproximadamente 300 componentes. Em 1960 passou a desfilar pela Categoria I (atual Grupo Especial). De 1960 à 1963 foi vice-campeã e de 1965 à 1967 alcançou o título de campeã do carnaval, quando ainda não havia um desfile oficial e organizado em São Paulo.
Até essa época, o Clube dos Lojistas da Lapa colaborava com a escola, mas a partir de 1967, quando a prefeitura oficializou os desfiles, a escola perdeu o apoio do clube e começou a encontrar dificuldades. Nesse mesmo período, a Peruche começou a ensaiar na Rua Zilda, uma vez que havia vendido seu terreno. Algum tempo depois, a entidade comprou um pequeno imóvel, situado na antiga Rua C. Sendo impossível ensaiar em um espaço tão pequeno, adquiriram a quarta quadra, um terreno no Morro do Chapéu que mais tarde foi vendido, para poderem adquirir o espaço onde se encontra a atual quadra da escola, no Limão.
Hino Oficial, do compositor B. Lobo
Chegou a filial do samba
Aqui ninguém é bamba
Mas tem um ideal
É incentivar a genuína melodia nacional
Vem ver as cabrochas faceiras
gingando na ponta do pé
Vem ouvir a cadencia do nosso batuque como é
Verde, amarelo e azul da cor de anil
Da cor de anil
Peruche tem as cores do Brasil.
Samba Exaltação , do compositor CARLÃO DO PERUCHE
Quando o repicar dos tamborins
anunciar é carnaval, carnaval, carnaval
e a nossa escola querida
descendo a rua zilda
num cortejo magistral
e a nossa comunidade
como uma irmandade
exaltando um feito sensacional
Peruche é, não leve a mal
a grande campeã do carnaval
lá, lá, lá, lá, laia... ôô ôô
lá, lá, lá, lá, laia... ôô ôô.

Fonte: http://www.unidosdoperuche.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário