quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Carnaval 2011 LIGA faz a festa no 'Mercadão'


27/01/2011 - LIGA faz a festa no 'Mercadão'



 
36 dias para o Carnaval SP começar!
Diretoria da LIGA: Serginho, Marko, Solange e Gaspar, acompanhados de Luiz Sales, Junior, da SPTuris, e Aparecida Urbano. Foto: SASP
Restando 36 dias para o Carnaval Paulistano começar a LIGA Independe das Escolas de Samba realizou uma Coletiva de Imprensa no Hocca Bar, localizado no Mezanino do Mercado Paulistano, o ‘Mercadão’, no Centro da cidade, templo da gastronomia paulistana repleto de cores, aromas e sabores. Uma forma de homenagear os 457 anos da cidade de São Paulo e os 78 anos do Mercado. A coletiva contou com a presença dos presidentes das agremiações filiadas, da diretoria da SPTuris; Luiz Sales (Turismo) e Everaldo Teixeira Dourado Junior (Eventos), da Corte do Carnaval e personalidades como Íris Stefanelli, Morango (BBB10) e cobertura dos principais jornais, sites e rádios, e link ao vivo do SPTV 2ª Edição.
Abrindo o evento as escolas desfilaram suas fantasias para serem apreciadas pelo público presente, mais de 250 pessoas e para a cobertura da imprensa.  O desfile foi com o fundo musical da batida da Rosas de Ouro, campeã do Carnaval 2010, comandada pelo Mestre Tornado, com o intérprete Darlan Carneiro e o primeiro casal Luiz Antônio Butinhão e Sueli Costa. Enquanto os convidados saboreavam as iguarias do Hocca Bar como pastel de camarão, bachalhau, os tradicionais sanduíches de mortadela e os inigualáveis bolinhos de bacalhau, entres outros petiscos regados a chope, energético e vinho.
Em seguida o mestre de cerimônia Eduardo dos Santos deu início a coletiva convidando Paulo Sérgio Ferreira (presidente); Marko Antônio da Silva (vice-presidente de Administração e Finanças); Sra. Solange Cruz Bichara Rezende (vice-presidente de Carnaval) e José Manoel Gaspar (vice-presidente Financeiro). O presidente Serginho abriu o discurso lembrando que a chuva não tem dado trégua às escolas, atrapalhando a confecção dos carros alegóricos. “Apesar das dificuldades das chuvas de janeiro, que estão castigando os nossos barracões, mas neste ano vieram ainda mais forte. A água que não vem por cima está vindo por baixo e alguns barracões foram inundados e outros destelhados. Mas acredito nas escolas de samba e que todas vão superar as adversidades”, afirmou.
Serginho agradeceu o apoio da prefeitura e do prefeito Gilberto Kassab, da SPTuris e adiantou que neste anos haverá um grande Carnaval, em grande estilo. “Teremos um Carnaval, tanto para as escolas de samba quanto para o público, uma grande infra-estrutura. Vamos rezar para as chuvas não estragarem os desfiles e o grande espetáculos que vocês artistas das escolas de samba apresentam para o Brasil e para o mundo”, afirmou.
O diretor de Turismo da SPTuris, parabenizou as escolas de samba e a LIGA pela iniciativa de realizar o evento no Mercadão, que apontou como um dos principais pontos turísticos da cidade e que ele havia aniversariado na véspera da coletiva. “Trabalhamos para que o Carnaval seja o principal evento turístico da cidade, o que vem se consolidando ano após ano. Teremos um belíssimo carnaval”. O diretor de Eventos, Everaldo Teixeira Dourado Junior, ressaltou a qualidade das fantasias apresentadas pelas escolas de samba que colocam o Carnaval de São Paulo entre os melhores do mundo.
Iniciando a coletiva o presidente da LIGA explicou que o regulamento de 2011 sofreu pequenas alterações em relação ao ano anterior, mantendo as suas principais alterações em relação a 2009, como cinco jurados por quesito e descarte da maior e menor notas. Além da possibilidade de uso de alegorias sobre rodas que agora podem ter dois metros por dois. “ Amanhã iremos disponibilizar o regulamento no site da LIGA e todos poderão acompanhar”, afirmou.
Participaram da coletiva presidentes das escolas de samba, intérpretes e carnavalescos que atenderam a imprensa além de destaques, musas, madrinha e rainhas de bateria. E convidados do Hocca Bar, como a associação dos concessionários e autoridades civis e militares
Mercado Municipal de São Paulo - Mercado Paulistano: Construído entre 1928 e 1933, pelo escritório do renomado arquiteto Ramos de Azevedo, o edifício tem o estilo neoclássico, conta com mais de 22 mil m², requintado acabamento e belos vitrais de Conrado Sorgenicht Filho mostram vários aspectos da produção de alimentos
O prédio oferece já que antes de ser um mercado, o complexo serviu, entre 1927 e 1933, como quartel para a Revolução de 32. Além disso, a arquitetura do prédio, concebida pelo conceituado escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo, é estudada por universitários e pesquisadores.
O mercado é famoso pelo pastel de bacalhau e sanduíche de mortadela, que já viraram referência.
Serviço:
Mercado Municipal
Rua da Cantareira, 306 - Parque Dom Pedro II - Centro (Metrô São Bento)
Tel.: (11) 3326-6664

                                                                                                                                                                                      Fotos: Valter Faria
F
Ensaios Técnicos no Sambódromo: para aprimorar os desfiles, se adaptar ao piso do sambódromo, treinar a logística de chegada / saída do sambódromo, realizar ensaios de coreografias e fazer a cronometragem do desfile as escolas de samba realizam até três ensaios técnicos no sambódromo.
Mercado Municipal de São Paulo - Mercado Paulistano: Construído entre1928 e 1933, pelo escritório do renomado arquiteto Ramos de Azevedo, o edifício no estilo neoclássico, conta com mais de 22 mil m², requintado acabamento e belos vitrais de Conrado Sorgenicht Filho, mostram vários aspectos da produção de alimentos.  O prédio entre 1927 e 1933 serviu como quartel para a Revolução Constitucionalista de 32.
Mercado Municipal: Rua da Cantareira, 306 - Parque Dom Pedro II - Centro (Metrô São Bento). Tel.: (11) 3326-6664 Site: www.mercadomunicipal.com.br
Horário: de segunda a sábado, das 6h às 18h. Domingo e feriados, das 6h às 16h. Fecha todo último domingo do mês para manutenção.
Hocca Bar
Inaugurado há mais de 50 anos por um casal de imigrantes, o Hocca é o restaurante mais tradicional e procurado do Mercadão. Ponto preferido dos paulistanos para apreciar pastéis, entre eles o de camarão e bacalhau, sanduíche de mortadela ou o apreciado bolinho de bacalhau. Todos eles com farto recheio. O maior sucesso do cardápio foi criado pela fundadora que usou uma receita centenária com ‘massa portuguesa’ e o saboroso recheio de bacalhau para criar o fenômeno de consumo entre os paulistanos.  O Hocca Bar foi premiado com a Medalha José de Anchieta, por tornar o Lanche de Mortadela e o Pastel do Bacalhau símbolos da gastronomia e da cidade de São Paulo.
 AGRADECIMENTO
A LIGA Independente das Escolas de Samba de São Paulo agradece ao Hocca Bar, aos seus proprietários, funcionários e parceiros pela brilhante  realização do evento. E, também, ao Mercado Municipal Paulistano e aos concessionários pela autorização cessão do espaço. 
Links complementares:
Regulamento do Carnaval 2011:
Ensaios Técnicos Gerais 2011:

Conheça os enredos do Carnaval 2011

Grupos: Especial (E) e Acesso (A)
· Acadêmicos do Tatuapé – "Domingo é especial" (A)
· Academicos do Tucuruvi - “Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo capital do nordeste" (E)
· Águia de Ouro – "Com todo gás a Águia de Ouro é fogo!" (E)
· Camisa Verde e Branco – “Paulista Viva, veste a camisa. A mais Paulista das avenidas” (A)
· Imperador do Ipiranga – "Na arte e na fantasia, no esplendor de um “Bal Masqué”. Só quem é Arlequim, Pierrô e Colombina saberá entender." (A)
· Leandro de Itaquera – “De fonte essencial da vida ao testamento líquido da ilusão. Um brinde ao meu samba e beba com moderação” (A)
· Mocidade Alegre – “Carrossel das Ilusões” (E) – Campeã 2009
· Morro da Casa Verde - "Sorria você está na Bahia: a festa vai começar, os tambores anunciam." (A)
· Nenê de Vila Matilde – "Salis Sapientiae. Uma história do mundo" (E)
· Rosas de Ouro – “Abre-te Sésamo, a senha da sorte” (E) – Campeã 2010
· Tom Maior – "Salve salve São Bernardo, pedaço do meu Brasil. Terra mãe dos paulistas" (E)
· Uirapuru da Mooca – "Botequim da alegra o Uirapuru te convida a brindar. Bar da ilusão o doce gosto da vida!" (A)
· Unidos de Vila Maria – “Teatro Amazonas: Manaus em cena” (E)
· Unidos do Peruche – "Abram-se as cortinas! O espetáculo vai começar! 100 anos de teatro Mvnicipal de São Paulo. A Peruche vai apresentar. Bravo! Bravissimo!" (E)
· X-9 Paulistana - “De eterna criança a embaixador da esperança Renato Aragão, Didi Trapalhão!"  (E)

Rei Momo Carnaval 2011 - Tonelada

Nenhum comentário:

Postar um comentário